Bem vindo ao seu novo imóvel!
Scroll Down

Notícias

Mercado imobiliário - Saiba como calcular o valor de um imóvel

Postada em 22/05/2021 às 19:03:36
Mercado imobiliário - Saiba como calcular o valor de um imóvel
Mercado Imobiliário - Saiba como calcular o valor de um imóvel

Saiba como calcular o valor de um imóvel
Como é feito o cálculo imobiliário? O que deve ser levado em conta? O que é valor venal? Esse processo cobre vários fatores que você encontrará neste vídeo?

Uma parte importante do processo de venda que ainda levanta muitas dúvidas diz respeito ao cálculo do valor de um imóvel.Anunciar um imóvel por um preço muito diferente da realidade do mercado pode assustar os compradores. Assim, definir o valor de mercado do imóvel é fundamental para o sucesso da negociação, além de definir se é possível oferecer algum desconto, por exemplo, ou parcelamento.

Um grande erro dos vendedores é embutir valor sentimental na propriedade. Tente ser objetivo neste processo e liste cuidadosamente as características da propriedade. Alguns fatores que vão além do imóvel também são consideráveis. Componentes como o potencial de desenvolvimento da região e do bairro também são muito significativos.

Avaliar os aspectos que influem na avaliação imobiliária pode amparar nesse processo. A infraestrutura é uma questão muito importante no cálculo do valor de um imóvel. Este item diz respeito ao que é oferecido em áreas comuns aos residentes, no caso de condomínios, ou aos estabelecimentos comerciais e serviços disponíveis na região. Tais serviços tornam o lugar mais sujeito a ocupação, além de seduzir clientes para as comodidades. Isso significa que as pessoas buscam regiões que lhes proporcionem diversos serviços, como fácil acesso a supermercados, farmácias, parques e academias, e costumam aceitar pagar a mais nas regiões que os oferecem.A localização igualmente é um objeto bem relevante no momento de precificar uma propriedade. Por isso, é necessário procurar o preço do metro quadrado praticado no bairro ou região em questão. Essa análise garante que jamais serão cobrados valores excessivamente discrepantes do que o mercado já oferece.

Conforme enunciado antes, aspectos relacionados a negócio, vizinhança e fácil acesso às comodidades como o condução pública, segurança, lazer e áreas com poucos ruídos valorizam a região e tornam o metro quadrado mais caro.

Se o valor do metro quadrado por região pode te auxiliar a compreender o valor do seu imóvel a partir de sua metragem, examinar imóveis semelhantes facilita o cálculo de outros pontos importantes relacionados às características do seu imóvel.

Essa averiguação pode ser feita através de sites e portais de venda de imóveis. Por exemplo, se você pretende negociar um apartamento, é possível conferir se existe outra unidade sendo vendida no edifício e o seu preço. Mesmo que essa estratégia não seja tão assertiva e definitiva, ela permite analisar qual o preço está sendo praticado pelo mercado imobiliário na região.

Além disso, existem índices e fatores que podem inspirar na precificação de um imóvel, como o valor venal. O que é o valor venal de um imóvel? O valor venal trata do cálculo básico de preço estabelecido pelo Poder Público para imóveis. A descrição desse preço é feita com alicerce em diversos critérios e sua relevância está ligada aos valores dos impostos vinculados ao bem imobiliário. Cada município possui um cálculo próprio, com base em uma fórmula padrão.

Geralmente, a base desse cálculo leva em conta a espaço disponível, valor unitário padrão residencial com base na Planta Genérica de Valores do Município, idade do imóvel, localização, características da estrutura, além de acréscimos, reformas ou modificações. Esse valor venal é somente uma referência, já que diversos fatores influenciam na flutuação do valor de um imóvel. Isso significa que, embora seja uma base para o cálculo para precificar uma propriedade, não deve ser o fator decisivo para isso. Isso acontece porque o valor de venda de um imóvel é um cálculo muito mais complicado que envolve diversos fatores no instante de determinar os valores finais.

O que define o preço de um imóvel? Como mencionado, não é o Poder Público que define o preço de aquisição de um imóvel. Apesar do valor venal poder ser empregado como base para essa conta, existem diversas variáveis mercadológicas que devem ser levadas em consideração.

A primeira e mais decisiva é a regra de oferta e procura. Isso significa que quanto a procura por um produto, maior o seu valor de mercado. O contrário igualmente é uma verdade, onde quanto maior a oferta, menor o preço. Portanto, é por isso que o valor de um imóvel varia tanto e a regra de que um imóvel sempre será valorizado com o tempo pode não ser 100% verdadeira.

Um exemplo prático é o que vemos quando um bairro é muito valorizado e por isso a procura por uma unidade na região é intensificada. Essas áreas costumam apresentar imóveis com valores mais elevados. Outro exemplo diz respeito aos momentos de crise. Isso porque existe uma maior necessidade de liquidez. Isso significa que os imóveis precisam ser vendidos, mas existe uma menor quantia para gastar ou menos acesso à crédito por parte dos compradores. Desse modo, o valor costuma descair. Em contraponto, quando a economia está aquecida, as tendências se invertem.

Essas variáveis conseguem ensinar por que é impraticável desenvolver uma fórmula única que determine o preço de imóvel. Desse modo, para avaliar o preço de um imóvel deve-se levar em consideração critérios objetivos e subjetivos como: Metragem do terreno, metragem construída do imóvel e padrão construtivo.

Esse mérito, além de outras questões envolvendo a estrutura do imóvel podem ser encontrados em sua planta. Infraestrutura das mediações qualidade e disponibilidade de serviços e comércios próximos Segurança da região condição de conservação do imóvel, condição de conservação do prédio ou condomínio, mas por fim, como saber o valor de um imóvel? Definir como calcular o preço de um imóvel envolve vários fatores. Eles podem ser localização, infraestrutura, segurança e o próprio mercado imobiliário.

Devido a tantas possibilidades é importante contar com o auxílio de um profissional como o perito avaliador ou corretor de imóveis para calcular o real valor do seu imóvel.

Para finalizar deixo uma frase do arquiteto Fernando Tayrone "Expresse seu valor para colher a valorização".

 

 

Um forte abraço e sucesso!!

 

Fonte: Publicidade Imobiliária

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Entre em contato conosco!